Natural de Braga, licenciado em pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto, Sebastião Peixoto trabalha como ilustrador freelancer, colaborando com várias editoras nacionais e estrangeiras. Já publicou trabalhos em vários fanzines, revistas e jornais, e participa regularmente em exposições coletivas de pintura e ilustração em Portugal e no estrangeiro. Em 2014 obteve uma Menção Honrosa no 7.º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Em 2016 foi selecionado para o Catálogo Ibero Americano de Ilustração e, em 2017, ganhou um Gold Award, An Illustrated Book of Plants: to sprout, bloom, and fruit, Thesif Seoul Illustration Fair. Em 2021 foi distinguido com um Merit Award pela 3×3, The Magazine of Contemporary Illustration, e venceu o Grande Prémio da 3.ª Bienal de Ilustração de Guimarães.
Este número é dedicado às coisas que se consideram nojentas pelo mundo, mas que, a ti, te podem enojar ou até entusiasmar. Falamos das bactérias que vivem na nossa barriga e nos fazem dar puns, dos macacos da Colômbia que se cumprimentam enfiando o dedo no nariz uns dos outros, das coisas que se usavam para limpar o rabo antes de ser inventado o papel higiénico e muito mais. No fim de contas, o que é nojento para uns é normal (e até saboroso) para outros, e não há nenhuma regra que diga que o que é nojento está mal e o que é limpinho está bem. Convidámos a Christina Casnellie para ilustrar este número, e algumas alunas do curso de Ilustração da escola Ar.Co juntaram o seu talento a este grande arraial chamado Dois Pontos.
Nesta edição vais descobrir:
Porque sentimos nojo;
Competições nojentas pelo mundo;
Para onde vai o nosso cócó;
Como dizer «pum» em coreano;
Atividades divertidas e criativas.
Esta Dois Pontos é dedicada a todos os avós! Queremos acarinhar a sua companhia e tudo o que têm para nos dar.
Quem nunca se maravilhou com as histórias de outros tempos da avó ou do senhor vizinho do lado? Há quem nãovalorize a companhia das pessoas mais velhas, por achar que são lentas ou aborrecidas, mas elas têm precisamente essa coisa tão importante para ensinar aos mais novos: a paciência, o prazer de desacelerar. E se achas que os avós têm de ter cabelo branco ou bengala, desengana-te! Nesta Dois Pontos, vais descobrir uns «velhotes» ativos e aventureiros, que fizeram história. E, claro, vamos falar da grande avó de todos e todas nós, a Terra. As ilustrações da Bina Tangerina trazem a envolvência doce e carinhosa a este tema que não é tão querido. Vivam os avós: que os tenhamos perto de nós e na nossa memória por muito tempo!
Nesta edição vais descobrir:
Avós que fizeram a diferença;
Porque crescemos e envelhecemos;
Como cuidar da avó Terra;
A origem de provérbios portugueses;
O jogo da memória;
Atividades divertidas e criativas;
Páginas para colorir.
Aviso: esta revista está cheia de absurdos, disparates e tolices. Mas traz também muitas provocações à imaginação e ao sentido de humor.
Como vais perceber nestas páginas, com ilustrações da Mariana Malhão, todos temos de conviver um bocadinho com o absurdo e com coisas que não compreendemos completamente — o mundo está cheio delas. Mais vale então aproveitarmos e darmos umas valentes gargalhadas pelo caminho! Podemos também usar esta sensação de estranheza para estimular a nossa criatividade: desenhar um elefante verde com duas trombas e uns óculos escuros, escrever a história de uma bola de Berlim que queria ser primeira-ministra, inventar uma maneira esquisita de andar e só te deslocares assim durante um dia inteiro. Vale tudo no absurdo! E se alguém te disser: «Hã? Que disparate!», podes simplesmente sorrir e agradecer.
Nesta edição vais descobrir:
Páginas de pernas para o ar;
Ilusões óticas;
Desportos absurdos;
Anúncios hilariantes;
Como fazer queques de cacau e espinafre;
Atividades e desafios criativos;
Páginas para colorir.
Saltem a bordo do foguetão Dois Pontos! Vamos descobrir tudo sobre as estrelas, a gravidade, os astronautas, o Sol e a Lua, os satélites e as constelações.
Ponha a mão no ar quem nunca imaginou como seria viver na Lua! Ou conhecer um extraterrestre. Ou simplesmente experimentar a ausência de gravidade. Ainda não podemos satisfazer essas curiosidades (ainda!), mas, neste número da Dois Pontos, dedicamos toda a nossa energia cósmica a partilhar convosco os factos e curiosidades do espaço sideral – muito bem acompanhados pelas ilustrações do Carlo Giovani, um talento de outro mundo! Esta viagem vai levar-nos ao passado — onde podemos conhecer Hipátia de Alexandria e os astrónomos maias e egípcios — e traz-nos de volta ao futuro, com os Discos de Ouro das Voyagers e as mensagens para as civilizações de amanhã. Tens uma mente exploradora? Então, junta-te a esta missão!
Nesta edição vais descobrir:
O que é o Big Bang;
Um passo de dança: o moonwalk;
O que comem os astronautas;
Os animais que já foram ao espaço;
O Estação Espacial Internacional;
O Jogo da Tabuada do 7;
Atividades e desafios;
Páginas para colorir & muito mais!
Se não resistes a um bom mistério, esta revista foi feita a pensar em ti.
Gostas de puxar pela cabeça e tentar perceber o que muita gente não consegue explicar?
Ora então, prepara-te: esperam-te 64 páginas de mistérios para desvendar. Como foram construídos aqueles grandes monumentos da pré-história, ainda antes de ter sido inventada a roda? O que é a física quântica? Como se contam os números negativos? Por onde respira o pepino-do-mar? Como funciona a eletricidade? Para onde vai o nosso lixo? Além de te dar a resposta a estas e outras perguntas, a Dois Pontos de outubro ensinamos-te a criar os teus próprios mistérios com códigos secretos e tinta invisível, para escreveres mensagens altamente confidenciais, e também uns truques de magia que vão deixar todos de boca aberta. Respira fundo, ajeita os óculos e desvenda os mistérios com a tua curiosidade!
Nesta edição vais descobrir:
Como inventar um código secreto;
O jogo dos números negativos;
Como funciona a eletricidade;
Truques de magia;
Para onde vai o nosso lixo;
Como respira o pepino-do-mar;
Desafios criativos e jogos offline;
Páginas para colorir.
O terceiro número da Dois Pontos é dedicado ao tema da Comunidade. Comunidade é uma palavra grande, e uma ideia ainda maior, mas não é apenas um assunto de adultos: também as crianças fazem parte das comunidades, e ninguém é pequeno demais para fazer a sua parte e contribuir para o bem-estar de todos. A pandemia que estamos a viver mostrou-nos a importância de nos apoiarmos uns aos outros, especialmente às pessoas em situações mais vulneráveis. Por esta razão, decidimos dedicar o nosso terceiro número a mostrar-te como funcionam as comunidades e o que tu podes fazer para melhorar o dia a dia dos que te rodeiam - mesmo sem teres de sair do teu quarto.
Nesta edição vais descobrir:
O que é uma comunidade e como podes ajudar a tua;
Instruções para fazer brinquedos para cães e gatos;
Como podes criar um banco de tempo com os teus vizinhos;
A história do gato Mingo em banda desenhada;
O Jogo da Selva;
O que é compostagem e como podes fazê-la em tua casa;
Como funcionam os aviões;
Uma receita deliciosa de gelado de morango;
Desafios criativos e jogos offline;
Páginas para colorir.